5 de novembro de 2012

600 famílias de SP recebem sistemas inteligentes de energia.

  
   O projeto Boa Energia Solar tem permitido que famílias paulistas de baixa renda recebam sistemas eficientes através da instalação de equipamentos que aquecem a água pela energia do sol. Até o momento 600 famílias já foram beneficiadas pelo programa.
   Idealizado pela distribuidora de eletricidade EDP Bandeirante, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), o projeto não leva apenas a tecnologia às comunidades, mas se baseia também em trabalhos de conscientização, para aumentar a eficiência energética das residências.
   “Não adiantaria substituir os chuveiros elétricos por equipamentos ‘inteligentes’ e doar kits com lâmpadas fluorescentes e outros materiais que permitem a redução do consumo, se os próprios moradores não passassem a consumir energia de uma forma diferente, mais consciente, evitando desperdícios”, explicou Marcos Scarpa, executivo da EDP Bandeirantes, em declaração ao Economídia.
   De acordo com o representante da distribuidora elétrica, o trabalho resultou na economia de 25% a 30% na conta de luz dos beneficiados. O objetivo é expandir o acesso aos sistemas do Boa Energia Solar a cinco mil pessoas. Scarpa também explica que, com o tempo, a economia dessas famílias deve ser ainda maior, já que as companhias de energia elétrica tendem a implantar tarifas mais altas para reduzir o consumo, principalmente no horário de pico.
   O projeto iniciado pela EDP Bandeirantes também deve servir de modelo para que outras empresas responsáveis pelas redes de energia de São Paulo e do Brasil apliquem iniciativas semelhantes nas regiões em que atuam. A CDHU já decidiu aplicar o uso de chuveiros inteligentes que utilizam o aquecimento solar e outros equipamentos disponibilizados pelo projeto em todas as novas construções. Com informações do Economídia.
   Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário