Enfeites totalmente sustentáveis são a aposta da coleção da designer inglesa Ip Hoyan. Ela faz botões, fivelas e até lantejoulas reaproveitando alimentos e combatendo o desperdício.
Formada desde 2008 pela Universidade de Westminster, de Londres, a designer utiliza resíduos de alimentos para criar suas peças. A aplicação de enfeites...
sustentáveis agrega valor à marca, pois substitui botões, fivelas e fechos de metal fabricados industrialmente por processos que consomem muita energia e combustível.
Os objetivos do projeto é aproveitar o alimento desperdiçado, promover a sensibilização para as questões globais sobre alimentos, destacar as questões sociais, econômicas e ambientais que envolvem a indústria da moda, além de buscar desenvolver um futuro ético e sustentável.
"Esta é uma ideia para substituir o metal padrão e enfeites de plástico que não são apenas caros de fazer, como também têm impactos ambientais", afirmou a designer ao site Ecouterre.
Ela vê uma relação entre os excessos da moda e a indústria de alimentos e acredita que os resíduos de alimentos precisam ser tratados de forma eficaz para a construção de um futuro sustentável.
O trabalho de Ip Hoyan assemelha-se ao da designer francesa Lili Giacobino, que desenvolveu uma técnica para produzir bijuterias a partir de batata, amido e tapioca. Com os alimentos ela faz o bioplástico e utiliza chá, flores, mica mineral e tempero para colorir as peças.
Redação CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário