A empresa ReFábrica produz roupas e brindes ecológicos a partir de garrafas PET recicladas e misturadas ao algodão. Localizada em Taguatinga, no Distrito Federal.
Feitas de politereflalato de etileno, as embalagens PET são 100% recicláveis. Sua composição química não contém nenhum produto tóxico, pois é formada apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Ao passar por um processo industrial, são derretidas a uma temperatura de 180ºC e transformadas em fibras de poliéster. Associadas ao algodão podem ser usadas para confeccionar qualquer peça de vestuário ou acessório.
A empresária Rosicléia Mendes percebeu que usando essa matéria-prima poderia prosperar profissionalmente e ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Ela compra a malha pronta de indústrias de São Paulo e do Rio Grande do Sul e tem a ajuda de uma cooperativa de bordadeiras que dão o toque de poesia a sacolas de supermercado e camisetas de uniformes, entre outras peças. A produção mensal gira em torno de sete mil peças.
A ReFábrica surgiu há três meses para agregar mais valor à trajetória empresarial de Rosicléia. “Não entendia muito da área em que atuava. Comecei com a cara e a coragem. E quase fechei as portas”, recorda. Entretanto, ele fez cursos com o SEBRAE e se capacitou. “Sem esse apoio, não chegaria onde estou”, conta.
A aposta na sustentabilidade da ReFábrica foi certeira. O faturamento médio do negócio é de R$ 35 mil. “Percebi que era hora de inovar. Investir no meio ambiente é investir no futuro”, assinala.
Gabriela Flores, da Agência Sebrae.
A ReFábrica surgiu há três meses para agregar mais valor à trajetória empresarial de Rosicléia. “Não entendia muito da área em que atuava. Comecei com a cara e a coragem. E quase fechei as portas”, recorda. Entretanto, ele fez cursos com o SEBRAE e se capacitou. “Sem esse apoio, não chegaria onde estou”, conta.
A aposta na sustentabilidade da ReFábrica foi certeira. O faturamento médio do negócio é de R$ 35 mil. “Percebi que era hora de inovar. Investir no meio ambiente é investir no futuro”, assinala.
Gabriela Flores, da Agência Sebrae.
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